Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

pano de prato

Tem muita gente por ai viciada nesses lindinhos
seja com crochê, bordados, pintados ou os comuns mesmo atoalhados

Em fim eles deixam de ser os mocinhos para ser vilão da história quando usado de forma errada

para não errar você deve usar panos especificos para cada coisa
um para secar a louça outro para secar as mãos
um pano pra pia e outro para limpar a bancada e/ou mesa

você pode usar panos com cores diferentes para cada tipo de função

os mais fofos e delicados ficam apenas para deixar a cozinha mais alegre

depois de cuidar da cozinha é muito importante colocar de molho esses panos usados em um pouco de sabão e aguá sanitária, se for possível coloque água fervendo também isso ajuda na limpeza e eliminação da bactérias .

Não se esqueça que as doenças estão presentes em todos os ambientes mas não podemos ver mas podemos sim evitar com medidas simples de higiene.

usar luvas ?? sim ou não



É bem discutido esse assunto da luva mas o que é verdade sobre esse assunto ??

vamos lá então 

Para muitos especialista no assunto as luvas causam uma falsa sensação de limpeza fazendo assim contaminação cruzada de alimentos crus com outros já prontos.

As luvas também carregam as bactérias para os utensílios de cozinha,  equipamentos e panos de prato e limpeza.

Com a falsa sensação de limpeza as pessoas e esquece de lavar as mãos.
As luvas devem ser usadas se a situação assim for necessária por exemplo:
se o manipulador cortar o dedo e assim não houver outra pessoa que o possa substituir.

Os materiais das luvas também contaminam os alimentos por isso deve-se evitar luvas feitas com látex, PVC e vinil.

e agora que luva usar ??? 
a mais indicada seria as luvas com base de nitrilo

Existe lei ?
Sim existe segue ai 

Portaria 2619: 7.8. “A manipulação dos alimentos prontos para o consumo, que sofreram tratamento térmico ou que não serão submetidos a tratamento térmico, e de frutas, verduras e legumes já higienizados, deve ser realizada com o uso de utensílios previamente higienizados ou com luvas descartáveis, utilizados de forma a evitar a contaminação cruzada. Mesmo com luvas, em muitas situações, pode ser preferível utilizar utensílios como pinças ou colheres”.
RDC 216/04 4.10.2 “Os manipuladores devem adotar procedimentos que minimizem o risco de contaminação dos alimentos preparados por meio da anti-sepsia das mãos e pelo uso de utensílios ou luvas descartáveis”.
Nesse caso se usa o bom senso 
se o produto já está pronto para servir então você não deve pegar com as mãos

Fim.



Como preparar os alimentos com higiene ??

Algumas coisas passam despercebidas na cozinha

mas vamos prestar mais atença a partir de agora 


  1. Lave as mãos antes de preparar os alimentos e depois de manipular alimentos crus (carnes, frangos, peixes) e vegetais não lavados. As carnes cruas e os vegetais não lavados apresentam micróbios patogênicos que podem ser transferidos aos alimentos prontos por meio das mãos dos manipuladores.
  2. O alimento deve ser bem cozido, em altas temperaturas de forma que todas as partes do alimento atinjam no mínimo a temperatura de 70ºC. Para ter certeza do completo cozimento, verifique a mudança na cor e textura na parte interna do alimento.
  3. Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Além disso, lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos.
  4.  Durante a utilização dos óleos e gorduras pode haver alterações no cheiro, sabor, cor, formação de espuma e fumaça. Estes sinais indicam que o óleo deve ser trocado imediatamente.
  5. Os alimentos congelados e refrigerados não devem permanecer fora do freezer ou geladeira por tempo prolongado. No caso de alimentos preparados serem armazenados na geladeira ou no freezer, esses devem ser identificados com: - nome do produto; - data de preparo; - prazo de validade. Não descongele os alimentos à temperatura ambiente. Utilize o forno de microondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento na geladeira até descongelá-lo. As carnes devem ser descongeladas dentro de recipientes.

 CUIDADO!
 As carnes cruas e os vegetais não lavados também podem transmitir micróbios patogênicos aos alimentos prontos por meio dos utensílios (talhares, pratos, bacias, tabuleiros). Isso é chamado de contaminação cruzada. Um exemplo desse tipo de contaminação é cortar frango cru e usar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada. 

Quando os óleos e as gorduras são utilizados por longo período, são formadas substâncias tóxicas que podem causar mal à saúde. Essas substâncias dão um sabor e cheiro ruins ao alimento e, geralmente, produzem muita fumaça e espuma.

 Lembre-se sempre: os micró- bios patogênicos multiplicam-se rapidamente em temperatura ambiente. Durante o descongelamento, a carne produz sucos que podem contaminar outros alimentos com micróbios patogênicos.

Atenção! 
Alimentos como frutas, legumes e hortaliças devem ser higienizados, tendo em vista que esses podem ser consumidos crus. A correta higienização elimina os micróbios patogênicos e os parasitas. Para higienização de hortaliças, frutas e legumes: 1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas; 2) Lave em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e as frutas e legumes um a um; 3) Colocar de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro); 4) Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados; 5) Manter sob refrigeração até a hora de servir. 

Fonte: BRASIL. CGPAN/SAS/ Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira: Promovendo a alimentação saudável, 2005.

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf


cuidado com os ingredientes

Ainda falando sobre higiene
vamos falar sobre procedência e cuidado com os ingredientes no preparo
eles podem se tornar vilões da saúde sem que você perceba


  1. Compre os ingredientes em estabelecimentos limpos, organizados e confiáveis.
  2. Armazene imediatamente os produtos congelados e refrigerados e depois os produtos não perecíveis. Lembre-se que os locais de armazenamento devem ser limpos, organizados, ventilados e protegidos de insetos e outros animais.
  3. Não use e não compre produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com outro tipo de defeito. Limpe as embalagens antes de abri-las. Os ingredientes que não forem utilizados totalmente devem ser armazenados em recipientes limpos e identificados com: - nome do produto; - data da retirada da embalagem original; - prazo de validade após a abertura.
  4.  Verifique cuidadosamente a condição dos alimentos que entram na sua cozinha! Produtos com prazo de validade vencido não devem ser utilizados no preparo de alimentos.
Já ouviu aquela frase o barato sai caro??
ou aquela famosinha do "aproveita"

Talvez fazer estoque seja uma boa ideia
mas olhar cuidadosamente as condições das embalagens bem como o prazo de validade vai te ajudar a evitar prejuízos futuros.
Armazenar os alimentos e local apropriado é essencial principalmente os perecíveis como carne, frango e peixe. Amanteiga ou margarina e os frios também precisam de um cuidado especial.
Ficar atento as esses detalhes vai fazer de você um excelente profissional e um benfeitor da saúde.


fonte:http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf

Por que lavar as mãos ???


Por muitas vezes na cozinha agente lava as mãos
isso é inevitável
mas será que lavamos de maneira correta ???
porque nela talvez esteja um problema futuro
uma bactéria que pode causar muitos prejuízos a saúde

no capítulo dez da cartilha nos ensina a lavar as mãos de maneira correta
e se faz necessário secar também

veja as dicas a seguir e clique no link para ler o conteúdo na integra

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf

Você lava as mãos corretamente?
Para lavagem correta das mãos siga os seguintes passos:
 1. Utilize água corrente para molhar as mãos;
 2. Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos;
3. Enxágue bem com água corrente retirando todo o sabonete;
4. Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;
5. Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.




Manipulando os alimentos

Seguindo novamente a cartilha da Anvisa
vou listar aqui alguns itens indispensáveis para se preparar gostosuras

Quem é o manipulador de alimentos?
É a pessoa que lava, descasca, corta, rala, cozinha, ou seja, prepara os alimentos.

Ela precisa seguir algumas regras básicas vamos lá ?!

  1. Esteja sempre asseado, tome banho diariamente.
  2. Use cabelos presos e cobertos com redes ou toucas e não use barba.
  3.  O uniforme deve ser usado somente na área de preparo dos alimentos. Troque seu uniforme diariamente, pois ele deve estar sempre limpo e conservado. Retire brincos, pulseiras, anéis, aliança, colares, relógio e maquiagem.
  4. Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos e depois de usar o banheiro, de atender o telefone e de abrir a porta. A pia da área de preparo para lavar as mãos deve ser diferente da pia de lavagem dos vasilhames. Mantenha as unhas curtas e sem esmalte.
  5. Preste atenção para não fumar, comer, tossir, espirrar, cantar, assoviar, falar demais ou mexer em dinheiro durante o preparo de alimentos.
  6. Se estiver doente ou com cortes e feridas não manipule alimentos. Faça sempre os exames periódicos de saúde.
Se for possível faça suas doçuras num horario que as crianças estão na escola ou que você consiga controlar os membros da familia em outro ambiente da casa assim evita que todo seu cuidado seja em vão.
E não permita animais domésticos dentro do seu ambiente de trabalho, eles são lindos e fofinhos, fazem parte da familia mas são grandes transmissores de doenças.





fonte: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf

Preciso de que??

Algumas coisas são fundamentais para se trabalhar na cozinha

a primeira delas é a higiene
quantos de nós não temos experiencias desagradáveis com falta de higiene em algum produto comprado ???
e não queremos o mesmo, não queremos essa fama (má)

é claro que no nosso lar é quase impossível seguir alguns padrões exigidos de grandes empresários pela lei, mas é possível sim se limpo, mas é claro que sim e fundamental.

Então antes de mais nada deixe a cozinha todinha limpa antes de começar a fazer suas gostosuras
lave bem suas mãos e lave sempre que necessário
lixo igual o da foto por gentileza, não se deve ter contato direto com o lixo e sempre tampado por favor!!!!

vou lista agora algumas das recomendações de limpeza e o link da cartilha divulgada pela Anvisa que é o órgão que atua em proteção e defesa do consumidor 

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf


  1. O local de trabalho deve ser limpo e organizado. Para isso mantenha o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. Faça a limpeza sempre que necessário e ao término das atividades de trabalho.
  2. Lembre-se: Para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais, as janelas devem possuir telas e devem ser retirados os objetos sem utilidade da área de trabalho. Deve haver sempre rede de esgoto ou fossa séptica. As caixas de gordura e de esgoto devem estar localizadas fora da área de preparo e armazenamento de alimentos
  3. O local de trabalho deve ser mantido bem iluminado e ventilado. As lâmpadas devem estar protegidas contra quebras.
  4. As superfícies que entram em contato com os alimentos, como bancadas e mesas, devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos. 
  5. Nunca guarde os produtos de limpeza junto com os alimentos. Não utilize produtos de limpeza clandestinos. Os produtos de limpeza regularizados devem conter no rótulo o número de registro no Ministério da Saúde ou a frase: “Produto notificado na Anvisa/MS”. A limpeza do ambiente é importante para prevenir e controlar baratas, ratos e outras pragas. Os venenos devem ser aplicados somente quando necessário e sempre por empresa especializada.
  6. Os banheiros e vestiários não devem se comunicar diretamente com a área de preparo e armazenamento dos alimentos. O banheiro deve estar sempre limpo e organizado, com papel higiênico, sabonete, anti-séptico, papel toalha e lixeiras com tampas e com pedal.
  7. Lave bem as mãos depois de usar o banheiro.
  8. Os estabelecimentos devem ser abastecidos com água corrente tratada (proveniente do abastecimento público) ou de sistema alternativo, como poços artesianos. No caso de sistema alternativo, a água deve ser analisada de seis em seis meses. Use somente água potável para o preparo dos alimentos e do gelo.
  9. A caixa d’água deve estar conservada, tampada, sem rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos. A caixa d’água deve ser lavada e desinfetada (higienizada) no mínimo a cada 6 meses.
  10. A cozinha deve ter lixeiras de fácil limpeza, com tampa e com pedal. Retire o lixo freqüentemente para fora da área de preparo de alimentos em sacos bem fechados. Após o manuseio do lixo, deve se lavar as mãos.
Acredito que tudo isso é possível é só querer se adaptar , isso é bom pra todos porque com medidas de higiene tão simples nós desaceleramos as doenças, fazendo nossa parte.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Por onde começar ???

Quando se fala num começo
se deve pensar "eu me identifico ?"
"eu gosto?" " eu vou me dedicar?"
De nada adianta pensar apenas nos lucros futuros se não se ama o que faz.
Dom ??? não sei, acredito que todos são capazes de conquistar seus sonhos a partir do momento que ama e se dedica ao que faz .

Muita gente começa em casa mesmo, talvez por alguma dificuldade financeira ...
comigo foi assim, e ao longo das postagens vou dividir com vocês minha experiência pessoal.

Se começa com muito pouco, um leite condensado alguns ovos , mas aqui vamos tentar planejar o inico de um novo negócio, vamos tentar obter lucro com nosso trabalho, sentir que é um trabalho de verdade uma fonte de renda já faz muita diferença.

Eu nunca fui boa cozinheira, me casei com 19 anos e garanto que foi um desafio e tanto fazer comida em casa, mas ao longo dos anos fui me dedicando e hoje não sou uma cozinheira profissional mas consigo preparar muitos pratos saborosos.
Vender doces pra mim, foi por necessidade de um complemento de renda eu com meu filho mais velho ainda bebê comecei a me aventurar nos bombons e trufas e garanti um lucro extra muito bom, e não parei mais cada vez pensava numa coisa nova num doce novo, quem disse que todos saiam como eu esperava, quantas reclamações eu já escutei??!!!
É muito chato ouvir que alguem não gostou que está ruim !!
Mas faz parte do processo de aprendizado sem um bom instrutor
eu nunca fiz curso, fiz uma coleção de revista de culinária compradas na banca de jornal do seu Zé
( eu não tinha internet)
e não consigo jogar nenhuma delas fora .....

Enfim quero dizer que nada é impossível desde que se dedique, algumas pessoas levam dias para conquistar o sucesso outras levam mais tempo.

Muita gente se espelha naquelas pérolas que vendem 100 bolos por dia
e quando investem o que não tem pra começar seu pequeno negócio e não obtêm-se o mesmo resultado ficam frustradas.

Por isso vamos ser realistas , vamos começar com o pé no chão e ... vamos adoçar o mundo!!!