Páginas

Preciso de que??

Algumas coisas são fundamentais para se trabalhar na cozinha

a primeira delas é a higiene
quantos de nós não temos experiencias desagradáveis com falta de higiene em algum produto comprado ???
e não queremos o mesmo, não queremos essa fama (má)

é claro que no nosso lar é quase impossível seguir alguns padrões exigidos de grandes empresários pela lei, mas é possível sim se limpo, mas é claro que sim e fundamental.

Então antes de mais nada deixe a cozinha todinha limpa antes de começar a fazer suas gostosuras
lave bem suas mãos e lave sempre que necessário
lixo igual o da foto por gentileza, não se deve ter contato direto com o lixo e sempre tampado por favor!!!!

vou lista agora algumas das recomendações de limpeza e o link da cartilha divulgada pela Anvisa que é o órgão que atua em proteção e defesa do consumidor 

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf


  1. O local de trabalho deve ser limpo e organizado. Para isso mantenha o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. Faça a limpeza sempre que necessário e ao término das atividades de trabalho.
  2. Lembre-se: Para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais, as janelas devem possuir telas e devem ser retirados os objetos sem utilidade da área de trabalho. Deve haver sempre rede de esgoto ou fossa séptica. As caixas de gordura e de esgoto devem estar localizadas fora da área de preparo e armazenamento de alimentos
  3. O local de trabalho deve ser mantido bem iluminado e ventilado. As lâmpadas devem estar protegidas contra quebras.
  4. As superfícies que entram em contato com os alimentos, como bancadas e mesas, devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos. 
  5. Nunca guarde os produtos de limpeza junto com os alimentos. Não utilize produtos de limpeza clandestinos. Os produtos de limpeza regularizados devem conter no rótulo o número de registro no Ministério da Saúde ou a frase: “Produto notificado na Anvisa/MS”. A limpeza do ambiente é importante para prevenir e controlar baratas, ratos e outras pragas. Os venenos devem ser aplicados somente quando necessário e sempre por empresa especializada.
  6. Os banheiros e vestiários não devem se comunicar diretamente com a área de preparo e armazenamento dos alimentos. O banheiro deve estar sempre limpo e organizado, com papel higiênico, sabonete, anti-séptico, papel toalha e lixeiras com tampas e com pedal.
  7. Lave bem as mãos depois de usar o banheiro.
  8. Os estabelecimentos devem ser abastecidos com água corrente tratada (proveniente do abastecimento público) ou de sistema alternativo, como poços artesianos. No caso de sistema alternativo, a água deve ser analisada de seis em seis meses. Use somente água potável para o preparo dos alimentos e do gelo.
  9. A caixa d’água deve estar conservada, tampada, sem rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos. A caixa d’água deve ser lavada e desinfetada (higienizada) no mínimo a cada 6 meses.
  10. A cozinha deve ter lixeiras de fácil limpeza, com tampa e com pedal. Retire o lixo freqüentemente para fora da área de preparo de alimentos em sacos bem fechados. Após o manuseio do lixo, deve se lavar as mãos.
Acredito que tudo isso é possível é só querer se adaptar , isso é bom pra todos porque com medidas de higiene tão simples nós desaceleramos as doenças, fazendo nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário